Windows server - instalação e configuração de rede.
Usei um servidor instalado para ser Domain Controller principal e a partir daí montei outros elementos de rede.
A gestão do Windows Server 2016 é feita de forma centralizada através do utilitário Server Manager. A definição dos serviços é modular, assente em roles que são atribuídos conforme haja necessidade.
Instalei o Active Directory Domain Services que instala automaticamente o DNS. A seguir promovi o servidor a Domain Controller, através do executável dcpromo. No primeiro servidor, tive que criar uma floresta e um novo domínio.
Criei 2 clientes, um em Windows 7 e o outro Windows 10.
Adicionei o IP do cliente para uma gama da do servidor e definir o servidor como DNS.
Alterei o nome do cliente e indiquei que pertencia a um domínio já existente, o domínio criado quando promovi o servidor a DC. Esta alteração foi feita com indicação das credenciais de administrador do servidor.
A partir deste momento o cliente passou a ser reconhecido pelo servidor, pude confirmar isto em Administrative Tools, Active Directory User and Computers e selecionar Computers. Agora é possível entrar no cliente com os utilizadores criados no servidor.
Depois criei pastas partilhadas e dei permissões de acesso a alguns dos utilizadores criados, de seguida ativei o acesso remoto do lado do cliente e do lado do servidor, esta funcionalidade é muito usada em helpdesk para poder ajudar alguns utilizadores ou por administradores de sistema em acesso remoto ao servidor.
Nas imagens abaixo deixo um exemplo de como instalar o Windows Server 2016
Comentários
Enviar um comentário